terça-feira, 8 de março de 2016

Quem sou?

Nasci em La Habana faz umas décadas já,  ;-). Quando criança gostava brincar de professora com as minhas bonecas, ensinava a elas matemática. Cresci e direcionei meus estudos para essa ciência. Assim, em 1988 obtive o título de Licenciatura em Matemática na Universidad de la Habana, cujo homólogo aqui no Brasil corresponde ao Bacharelado. 

A iniciação na vida profissional foi um grande desafio, ganhei uma vaga de pesquisadora iniciante num centro de investigações digitais, no departamento de micro- eletrônica. Ali estive rodeada de diodos, transistores, microprocessadores, sistemas computacionais, simuladores de circuitos eletrônicos, tudo novo para mim.  Que eu faria nesse cenário? - Eu me perguntava até que dei de cara com os modelos de otimização matemática programados em linguagem Fortran 77. Ah!!! Que delícia: programar, ajustar os modelos, encontrar as variáveis, tudo era interessante. Aprendi tantas coisas novas. Trabalhei numa equipe multidisciplinar, composta por pessoas maravilhosas, formados em Física, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação (Cibernética), na pesquisa e desenvolvimento de diferentes projetos. Contudo, ainda alimentava a vontade de ser professora. 

Em 1996 tinha concluído as disciplinas do programa de Mestrado em Micro- eletrônica, programa oferecido no próprio instituto onde trabalhava. Mas antes de iniciar o trabalho de Monografia, exigência final do programa, decidi vir para Brasil onde iniciei novos estudos de pós-graduação. Surpreendentemente, o destino quis me dar a oportunidade de desenvolver essa minha vontade de continuar aprendendo e de me envolver com “o ensinar”, ao me colocar o desafio de utilizar a tecnologia na educação. 
E aqui estou ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário